Projetos

Distópica Galeria de Arte

Galeria de artes digitais

A Distópica é um projeto de afirmação do direito à cultura que é apresentada por meio de uma galeria virtual de arte digital. Com o foco em obras de artes digitais que abordam críticas sociais, a galeria propõe um espaço de reflexão e fruição de obras de arte e pensamento crítico.

A ocupação da galeria se dá por meio de chamadas e editais de ocupação.

A galeria não trabalha com a venda das obras que são realizadas diretamente com os artistas.

Site oficial:

www.distopica.com.br

 

 

Vamos conversar? Criando e recriando ideias

Intervenção na Escola Municipal Paulo Freire

Projeto de intervenção que tem como proposta central a discussão de gênero/sexualidade, voltado em especial aos adolescentes, alunos do 8o ano da Escola Estadual Paulo Freire, situada no bairro Ribeiro de Abreu, na cidade de Belo Horizonte/MG.

Objetivo através de oficinas promover espaços de reflexão sobre as construções de gênero e sobre as vivências da sexualidade na nossa sociedade, principalmente a partir de práticas cotidianas dos jovens, proporcionando através de um modelo ativo de construção coletiva, reflexões críticas sobre valores e preconceitos construídos e reproduzidos entre todos nós. 

Com o propósito central de dar aos adolescentes o espaço de protagonismo, sendo estes os principais responsáveis pelas criações e recriações que dizem respeito às suas vidas e consequentemente a este projeto, propusemos atividades que dizem respeito a transversalidade da temática de gênero.  As oficinas foram definidas a partir das demandas reconhecidas pelos jovens e foram amparadas pelas seguintes questões: gênero como uma construção social, as relações entre os gêneros e violências, orientação afetiva e sexual, e a diversidade sexual e o respeito às diferenças

 

Território, família, escola

Intervenção na Escola Estadual Wilson Diniz

Os encontros aconteceram no mês de outubro, no ano de 2019, no turno da tarde, com as turmas do 6º ano – ensino fundamental.

A intervenção foi realizada com os alunos a fim de potencializar a formação humana e o fortalecimento de vínculos dos adolescentes com os territórios que vivem.

 

Apresentação de estudos

Participação dos membros da Impulso no VI JUBRA - Simpósio Internacional sobre a Juventude brasileira - 2015

Apresentação do estudo O RISCO DE MORTE E A PROTEÇÃO DE JOVENS MORADORES DE PERIFERIA ENVOLVIDOS EM  CONTEXTOS DE VIOLÊNCIA pela Presidente e vice presidente Fernanda de Paula Carvalho e Gracielle Pouzas Ferreira 

 

O artigo apresentado foi produto de análises e reflexões elaboradas a partir do caminho profissional das

autoras voltado em especial ao atendimento de adolescentes e jovens em situações de ameaça de morte, moradores de periferias. O texto traz reflexões sobre desafios e possibilidades, a partir da discussão de um caso, de se construir alternativas junto ao jovem e às políticas públicas, devido à complexidade que as situações que os riscos de morte violenta de jovens envolvidos em contextos de violência nos apresentam.


Posteriormente o artigo sobre o estudo foi publicado como capítulo do e-book intitulado “A Produção do Conhecimento nas Ciências Sociais Aplicadas 3″, Atena Editora, em 2019.

 

Associação Impulso – 2021 | Todos os direitos reservados
contato@associacaoimpulso.org